O ato de ler envolve inúmeras associações entre símbolos auditivos, símbolos visuais e significativos.
O processo de aquisição da leitura é individual, variável, dependendo da idade, maturação, de experiências culturais, de motivação e integridade do Sistema Nervoso Central (SNC) e Periférico (SNP) e de todo o desenvolvimento global (ZORZI,1996).
As causas para as dificuldades de leitura, e consequentemente de escrita, são diversas e podem ser caracterizadas por déficits visuais e/ou auditivos, dificuldades na fala e linguagem, fatores emocionais, familiares e sociais, atitudes pouco estimulantes de professores, inadequação de programas escolares entre outros. No entanto, as crianças com distúrbios de leitura-escrita geralmente não apresentam nenhuma dessas causas, uma vez que inúmeros pesquisadores concordam que esse distúrbio está relacionado a um nível normal de inteligência, ausência de déficit sensorial e outros comportamentos físicos e/ou emocionais significativos (p.56).
As principais etiologias da dislexia são:
a) Fator relacionado a herança, crianças filhos de pais com problemas de leitura seriam mais propensos.
b) Fator relacionado à lateralização cerebral, teoria, GBO, referindo-se ao fato de um atraso no desenvolvimento hemisférico esquerdo, durante o período embrionário.
c) Fator relacionado ao comportamento social diferente entre meninos e meninas, propondo que meninas têm comportamentos mais socialmente aceitos que meninos, principalmente na escola.
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