O transtorno da expressão da escrita raramente é diagnosticado antes do fim da primeira série escolar e sua prevalência é de difícil estabelecimento pelo fato de estar associado a outros transtornos de aprendizagem.
ROURKE (1995) considerou que a disgrafia pode se manifestar em 3 subtipos.
- Disgrafia baseada na linguagem: consiste na dificuldade para construir corretamente a palavra escrita.
- Disgrafia de execução motora: referente à capacidade de precisão motora para a escrita, portanto esta disgrafia está relacionada a um problema puramente motor.
- Disgrafia visuoespacial: é uma dificuldade para distribuir a escrita no espaço gráfico e a correta separação de palavras
Estudos realizados por outros autores referiram que o quadro de disgrafia funcional é caracterizado por:
- Dificuldade para escrever
- Mistura de letras maiúsculas e minúsculas na palavra ou uso de letra de forma cursiva.
- Traçado de letra ininteligível
- Traçado de letra incompleto
- Dificuldade para realizar cópia e falta respeito à margem do caderno.
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