A chegada de um irmãozinho pode deixar o filho mais velho bastante inseguro já que a perda do posto de filho único é um acontecimento difícil para algumas crianças, as quais vão perder toda a atenção que antes era voltada só para ela e agora terá que dividir seu espaço, esse fato gera bastante ciúme na criança e ela poderá mudar seu comportamento.
Quando há uma dificuldade de adaptação pela criança ela pode desenvolver alguns comportamentos nesse período como irritação, agressividade, fica chorona e não obedece e pode haver até um retrocesso em suas atividades já apreendidas.
Mas tudo depende de como a criança esta sendo inserida na família, os pais precisam tomar cuidado para que a atenção não fique voltada para o recém-nascido, mesmo que o mesmo precisa de mais cuidado é bom evitar que o irmão mais velho não sinta rejeitado.
É preciso ter muita paciência, conversar com a criança e ajudar ela a se adaptar a nova realidade e continuar dando atenção para que ela sinta amada e incluída na família.
Copyright 2011 – Psicóloga Keila Oliveira Paulin- Todos os direitos reservados