Tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), na abordagem da Terapia cognitivo comportamental (TCC)

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) visa a redução dos efeitos dos sintomas do TDAH, auxiliando a criança no desenvolvimento de habilidades para lidar de forma mais eficaz com a desatenção, impulsividade e hiperatividade. Busca-se promover maior organização, autocontrole e autonomia no cotidiano. 

Nesse momento a criança aprende a reconhecer pensamentos e comportamentos, compreender suas dificuldades, fortalecer sua autoestima e praticar novas estratégias para enfrentar desafios escolares, familiares e sociais.

Além do acompanhamento individual com a criança, os pais ou cuidadores também são envolvidos no processo terapêutico. Eles recebem orientações específicas para reforçar, em casa e na escola, as habilidades trabalhadas em sessão, colaborando na construção de rotinas mais estruturadas, regras consistentes e estratégias de manejo de comportamentos desafiadores.

O tratamento do TDAH também inclui a participação da escola e da equipe médica, garantindo suporte em diferentes contextos da rotina da criança.

” Com o apoio da Terapia Cognitivo-Comportamental, a criança com TDAH aprende a se organizar, desenvolver autocontrole e enfrentar seus desafios com mais autonomia — com participação ativa da família e da escola “

Semáforo das Emoções

Semáforo das Emoções O Semáforo das Emoções é uma ferramenta para ajudar no autocontrole e na regulação emocional. Ele transforma o processo de perceber e

Quando procurar Psicoterapia Infantil

Quando procurar Psicoterapia Infantil? Os sinais de alerta podem incluir: • Comportamento agressivo ou retraído • Ansiedade ou medos intensos • Dificuldades escolares ou de

Principais transtornos de Ansiedade

Principais transtornos de Ansiedade Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG): preocupação excessiva e constante com diversas situações do cotidiano. Ansiedade induzida por substâncias: ocorre quando o