O que é Psicoterapia Infantil?

Psicoterapia Infantil é o atendimento terapêutico feito com crianças. O tratamento visa conhecer e identificar os problemas que estejam impedindo a criança de ter um desenvolvimento saudável.

Como funciona a Terapia Infantil?

As crianças são atendidas uma vez por semana, em sessões de 50 minutos. Os pais (cuidadores) sempre vão ser orientados no final dos atendimentos.

Como é a terapia infantil?

As crianças precisam de outro meio para expressar seus sentimentos que não a verbal. A criança expressa suas dificuldades emocionais através do seu comportamento, para o desenvolvimento da terapia infantil o terapeuta conta com recursos lúdicos (jogos, desenhos, brincadeiras, colagens, pinturas, histórias entre outras atividades) a fim de abordar o mundo infantil.

Dessa forma o terapeuta conhece melhor a criança, seus comportamentos e sentimentos assim são possíveis identificar o que esta impedindo a criança de ter uma vida saudável, assim o terapeuta vai criar estratégias para ajudá-la a se desenvolver emocionalmente e socialmente.

A família participa do processo terapêutico?

 A participação dos pais ou responsável no atendimento infantil é essencial para um bom desenvolvimento psicológico, a primeira sessão é feita com os pais que vai relatar o que acontece com a criança. No decorrer da terapia os pais serão chamados para serem informados sobre o tratamento e assim orientados conforme a necessidade da criança.

Quando os pais devem procurar ajuda?

É preciso ficar atento quando a criança mostrar alguns comportamentos como agressão, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, baixo rendimento escolar, timidez, medo excessivo, dificuldade de interagir com outras crianças, depressão infantil, enurese, encoprese, dificuldades de aceitação ao nascimento de um irmão, perdas, separação dos pais, mudança de escola e de cidade, insegurança, estresse infantil, entre outros.

As escolas também podem encaminhar a criança para psicoterapia?

Sim. Em alguns casos que a criança esteja com dificuldades de aprendizagem ou quando mostra mudanças de comportamento à escola encaminha a criança para avaliação psicológica.

Quais são as queixas mais comuns das escolas que faz o encaminhamento para o atendimento terapêutico?

As queixas mais comuns são: agressividade, dificuldades de aprendizagens, timidez, medo, déficit de atenção, hiperatividade e dificuldade de interagir com outras crianças.

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