DÚVIDAS

  • O que é psicoterapia?

A psicoterapia orienta, ajuda a prevenir, diagnosticar e tratar problemas psicológicos como algumas patologias (depressão, estresse, fobias, transtornos, entre outras). Desenvolve o autoconhecimento  e ajuda a pessoa ter uma percepção e refletir sobre si mesma.

  • Posso fazer terapia para me conhecer melhor, existe uma hora certa?

Pode e não existe uma hora certa, esse momento de procura é individual de cada pessoa. Autoconhecimento é uma entrega para “si”, o conhecimento de si mesmo do seu “eu”. Esse conhecimento pode ajudar as pessoas controlar suas emoções e a lhe dar de forma mais equilibrada com suas questões emocionais.

  • O que é Triagem Psicológica?

A triagem é uma avaliação inicial que consiste em entrevistas psicológicas que tem o objetivo delinear uma hipótese diagnóstica.

  • O que é Plantão Psicológico?

O Plantão Psicológico é um atendimento breve que atende a pessoa na hora que esteja precisando de ajuda, pode ser classificado como um atendimento de emergência.

  • O que é anamnese? 

Anamnese é uma entrevista (levantamento da história de vida) que o Psicólogo faz junto com o  paciente ou com os pais e/ou responsáveis do sujeito que está sendo diagnosticado.

  • Há sigilo no que contar ao psicólogo?

Sim. O sigilo profissional é uma das condições impostas pelo Código de Ética Profissional do Psicólogo.

  • Qual a duração de cada sessão?

São sessões semanais com o tempo de 50 minutos.

  • Existe um tempo exato para termino do tratamento?

Não. Depende muito de cada caso.

  • Qual é o papel do psicólogo?

Ele observa e analisa as atitudes, os sentimentos e os mecanismos mentais do paciente e procura ajudá-lo a identificar as causas dos problemas e a rever comportamentos inadequados.

  • Qual a diferença entre psiquiatra e psicólogo?

O psiquiatra é um profissional da medicina que optou pela especialização em psiquiatria, lida com a prevenção, atendimento e diagnóstico e tem como objetivo o tratamento das doenças mentais, é apto a prescrever medicamentos.
O psicólogo tem formação superior em psicologia, a ciência que estuda os processos mentais e o comportamento humano, o curso tem duração de 5 anos e não é esta apto a prescrever medicamentos.

  • Quais campos de atuação do psicólogo?

Ele pode atuar no campo da Psicologia Clínica, Psicologia Escolar, Psicologia Social, Psicologia Organizacional, Psicologia  Hospitalar, Psicologia do Esporte, Psicologia Jurídica, entre outras…

  • Em alguns casos, a psicoterapia e o tratamento psiquiátrico devem ser aliados?

Sim. Muitas das vezes o paciente faz uso de medicação o Psicólogo precisa estar ciente, dependendo do caso o Psicólogo encaminha para o Psiquiatra e se houver necessidade este receita a medicação.

Copyright 2011 – Psicóloga Keila Oliveira Paulin- Todos os direitos reservados
Ausência Temporária

A Psicóloga Keila estará de licença maternidade. Nesse período não estará realizando atendimento clinico.

Dúvidas pelo e-mail

 

psicologakeila@hotmail.com

×